7 de outubro de 2011

Como pintar com estêncil sem errar!

Esses dias eu escrevi um post sobre um desses desastres. Eu estou acostumada com desastres de costura, mas dessa vez foi um desastre com pintura: fui brincar com estêncil, e deu errado! Muuuito errado, ficou todo manchado (veja o post aqui)


Aí, uma prima querida (como dizem em uma das terras dela), muito esperta, designer, blogueria e futura costureira (veja o blog dela) me mandou um comentário falando como fazer! Ela mandou tantas dicas que merece um post a parte!


Duas dicas preciosas:
1. Use cola em spray reposicionável pra fixar o estêncil no seu tecido e ele não escorregar. Isso evita muitos borrões. 
2. Use uma esponja pra aplicar a tinta, e aplique várias camadas finas de tinta para um resultado mais homogêneo. Vale até retirar o excesso de tinta da esponja em um papel antes de aplicar no tecido. A aplicação se faz através de pequenas pressões, como se você estivesse limpando um machucado. Não pode esfregar, senão borra! 


Passando de principiante para profissional:
Se você quiser virar mesmo profissional do estêncil, você pode colar ele numa tela de serigrafia e aplicar a tinta a través da tela, vai dar um resultado muito bem definido, como o de uma serigrafia, mas com uma camada de tinta mais espessa. 


Uma dica para aumentar a diversão:
Esqueça essa história de comprar estêncis, faça o seu próprio! Cole o desenho de base numa radiografia velha (esfregue água sanitária pra que ela fique transparente) e corte com bisturi ou estilete. 
Divirta-se!!


O resultado, uma camiseta personalizada! O escrito é in omnia paratus,  pronta pra tudo em latin. Diz a Lu que deu errado, porque a Mary Poppins era pra ser rosa (!) mas a tinta mudou de cor.


Linda, né?
________________________________________________________________

Veja aqui outros posts sobre pintura do Costurando Criatividade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos trocar figurinhas? : )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...