15 de novembro de 2011

Como fazer uma saia com elástico em uma hora?






Nesta semana chegou o livro da Brett Bara que eu comprei pela internet, "Sewing in a straight line", que ensina a costurar projetos bem fáceis, para os quais a gente só precisa saber costurar em linhas retas. Como não faz muito tempo que eu comecei a costurar, achei que fosse uma boa idéia começar a me exercitar com estes projetos.



O primeiro projeto do livro, e o primeiro que eu fiz é a famosa saia de uma hora, que eu já tinha visto neste vídeo aqui:



Então ontem eu fui comprar uns tecidos e chegando em casa resolvi testar este projeto. Verdade seja dita, quando a gente é iniciante é melhor desconfiar de projetos que dizem ser super rápidos, pois tem sempre uns imprevistos que aparecem no meio do caminho para atrasar tudo. Os meus imprevistos foram o tecido que é super escorregadio (um poliéster) e que não queria obedecer ao meu ferro de passar (o que sempre é muito útil para marcar bainhas) e o outro fato que me fez gastar três horas e meia com esse projeto ao invés da uma horinha prometida foi o fato que seguindo as instruções do livro ao pé da letra eu fui levada a fazer uma tal de costura francesa, que eu nunca tinha visto e que me fez ter que recomeçar duas vezes!

O tecido que eu comprei no Sacré Coupon em Paris, um poliéster levinho e macio, com estampa geométrica.

A costura francesa é um acabamento muito bonito, que permete costurar duas peças de tecido e impedir que o tecido desfie. Vale à pena se o tecido desfiar demais, ou se você não tiver uma opção overlock na sua máquina, ou se com a sua overlock o tecido fique todo embolado, que foi o meu caso.

Vamos ao passo-a-passo:

Primeiro é necessário costurar as duas peças de tecido, com os lados avessos para dentro. Muita atenção com isso, pois como em geral a costura se faz com os lados direitos para dentro, com o costume a gente tem tendência a esquecer e costurar do lado errado. Foi o que aconteceu comigo e que me levou a ter que desfazer tudo e começar de novo. Costura terminada, corte a borda do tecido a uma distância de 5mm da costura.



Vire o tecido do avesso, passe e costure uma bainha a 5mm da lateral, fechando a costura anterior e a barra do tecido dentro desta nova costura. Voilà, este é o acabamento chamado costura francesa.



Costure a bainha e em seguida prepare a parte onde irá o elástico. Sobre a barra superior da saia 1 mm e depois mais uma vez, a 5cm da primeira dobra. A minha dica nesta parte é de deixar uns milímetros a mais, pois como o elástico de 4,5cm deve entrar nesta barra superior, e como o franzido cria um volume dentro da barra, o elástico corre o risco de dobrar por falta de espaço. Eu acho que isso deve mesmo depender do tipo de tecido, mas no meu caso em alguns lugares ficou bem justo e o elástico acabou dobrando uns 3mm -  o suficiente para criar um volume indesejável na região da cintura. Em seguida costure esta parte, deixando uns dez centímetros para entrar com o elástico.



A dica da Brett Bara para entrar com o elástico é de colocar um alfinete de fralda na borda. Eu achei que dobrar a extremidade do elástico ajuda bastante. Assim:


Depois é só fechar essa parte que ficou aberta, e a saia está pronta!


Veja aqui uma lista dos artigos do Costurando Criatividade para o seu guarda-roupa.


Veja outros posts sobre saias do Costurando Criatividade:
Como fazer uma saia com pregas?
Como fazer uma saia rodada?

Como fazer uma saia de cintura alta com elástico aparente?

Como fazer uma saia a partir de uma blusa?

10 comentários:

  1. A saia ficou linda, Lu! Parabéns!
    De primeira, uma bela saia. Com todo o seu cuidado, já vi que lá vem uma costureira de mão cheia!!

    O legal é que só de colocar uma meia-calça você já pode usar a saia aí em Paris no inverno. E quando estiver aqui, daqui a pouco(!), você pode aproveitá-la também. E viva o verão 2012! :)

    ResponderExcluir
  2. Vc está de para bens pelo seu blog estou te seguindo a pouco tempo e já percebi que vc é muito criativa.bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Nilce,
    Eu agradeço o comentário em meu nome e em nome da Lu! Este post e esta saia foram feitos por ela.
    Obrigada pelo comentário e por seguir a gente! :)
    Beijos,
    Raquel

    ResponderExcluir
  4. POxa, não entendi a parte da costura francesa... : /

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostei! ja tinha visto alguns videos antes mas tenho que por a mão na massa e fazer essa saia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy! E aí, fez a saia? Se tiver feito, mande uma foto pra gente por no blog! Obrigada pelo comentario.
      Beijos,
      Raquel

      Excluir
  7. Depois de passar o elástico e costurar as pontas o que eu faço? tem que costurar o elástico no tecido ou ele fica solto dentro da saia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella!
      Eu não fiz essa saia, foi a Luiza, mas eu acho que voce pode deixar o elastico solto mesmo.. Se decidir costura-lo inteiro, tome cuidado para conseguir "entrar" na saia depois!
      Abs,
      Raquel

      Excluir
  8. Lindo trabalho!

    Eu sempre tenho dúvida de qual a largura deve ter a saia para franzir . Estou louca pra fazer uma!!!

    ResponderExcluir

Vamos trocar figurinhas? : )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...