31 de outubro de 2011

Como fazer uma capa de almofada sem fecho?

Para inaugurar a minha colaboração com o Costurando Criatividade eu vou explicar para vocês como fazer uma capa para almofadas sem fecho.

O primeiro passo é medir a almofada que você quer cobrir e calcular quanto tecido será necessário para a capa. A minha almofada media 45cm x 45cm e eu resolvi fazer uma aba de 3cm em volta da almofada, para ficar mais bonito, e deixei 2 cm de cada lado para fazer a bainha, então o meu cálculo foi o seguinte:



Segundo passo: passe um overlock ou uns pontos zig-zag nas laterais do tecido (no sentido do comprimento) para impedir que ele desfie - isso facilita na hora de costurar. Na minha máquina eu tenho um ponto que é um falso overlock que é perfeito para isso. E eu sempre dou uma passadinha na costura depois, pra evitar que o tecido fique repuxado.

segundo passo: o falso overlock


Terceiro passo: dê uma bainha de 2 centímetros nas duas bordas do sentido da largura. Dica: pra ajudar na bainha, dobre o tecido e dê uma passadinha antes de costurar.

a bainha dobrada antes da costura


Quarto passo
: do lado avesso, passar o tecido para marcar as dobras (linhas tracejadas da primeira figura). Dobrar a aba maior por cima da aba menor e marcar a linha da bainha lateral com alfinetes a 2 cm da borda do tecido. Tem que sobrar 51 cm entre as duas costuras (45cm + 3cm +3cm). Costurar a bainha lateral.

Tecido dobrado, com os alfinetes marcando a linha de costura e juntando os dois lados do tecido

Quinto passo: dobrar do lado direito e passar

Sexto passo: costurar um quadrado a 3 cm das bordas (marcar os cantos do quadrado com alfinetes)

detalhe dos alfinetes marcando do ângulo do quadrado

E aqui está o resultado:

Na semana que vem estou pensando em fazer mais uma almofada, pra acompanhar essas duas e tornar o sofá-cama um pouco mais confortável. Se vocês tiverem alguma dica legal, escrevam aqui! Até mais, Luíza
Esta é a almofada azul que eu fiz, com um tecido xadrezinho bem bacana que encontrei no Marché St. Pierre em Paris
Veja aqui os outros artigos de decoração do Costurando Criatividade.

Ou navegue pelo conteúdo do blog pelos links abaixo:

3 comentários:

  1. Obrigada pela dica. Estou vendo teu blog e comentando com meu marido que está aqui do lado lendo. Tenho tido dificuldades em encontrar almofadas nas cores preto, cinza claro e escuro. Nosso filho decorou o quarto dele bem moderno nas cores preto (uma parede, persianas e TV) e outras pardes em cinza. Móveis branco e alguns detalhes em vermelho. Com tuas dicas resolvi comprar o tecido e fazer eu mesma as capas das almofadas pra casa toda. Um bjo enorme e muito obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica. Estou vendo teu blog e comentando com meu marido que está aqui do lado lendo. Tenho tido dificuldades em encontrar almofadas nas cores preto, cinza claro e escuro. Nosso filho decorou o quarto dele bem moderno nas cores preto (uma parede, persianas e TV) e outras pardes em cinza. Móveis branco e alguns detalhes em vermelho. Com tuas dicas resolvi comprar o tecido e fazer eu mesma as capas das almofadas pra casa toda. Um bjo enorme e muito obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Que alegria saber que o post foi útil, Márcia!!! Boa diversão com a costura!!! :)

    ResponderExcluir

Vamos trocar figurinhas? : )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...