23 de outubro de 2012

Como fazer jogos americanos?


Jogos americanos são super práticos e MUITO úteis! Foi uma das primeiras coisas que eu tentei fazer quando comecei a costurar. Quer dizer, quando comecei a querer costurar, visto o desastre que foi. A dificuldade de trocar a linha para costurar tecidos diferentes era tão grande que eu cheguei a costurar tecido vinho com linha branca.. um desastre! Mas pior que isso foi fazer os cantos. Essa parte é cheia de pegadinhas.. No primeiro jogo que eu fiz os cantos ficaram péssimos!

Aí conheci o viés! E resolvi que o viés poderia ficar inteiro de um lado do jogo americano. Ele acabou funcionando mais com enfeite do que como viés. 

E ao invés de tentar fazer os cantos em triângulo (como nós fazemos para encapar cadernos) fiz logo um viés sobre o outro. 

Acabou virando um modelo super simples de fazer jogos americanos. Perfeito para iniciantes na costura e ótimo para quem não quer ficar semanas debruçada sobre um projeto de costura...

O passo a passo:
- Corte o tecido em retângulos deixando um dedo a mais para a costura em cada lado.
- Passe todos os lados pelo pé debruador, fazendo uma bainha.
- Corte quatro faixas de viés: duas da extensão do lado maior do retângulo e duas menores do que a extensão do lado menor.
- Comece por prender os viés nos lados menores. Faça do lado do tecido que esconde a bainha. Eessa faixa de viés tem que ser grande o suficiente para ficar escondida sob a faixa maior e pequena o suficiente para não "incomodar" a costura da outra faixa. 
- Costure as duas faixas maiores do viés. 
Detalhe: ao costurar cada faixa, dobre a pontinha por baixo, para não aparecer.

PRONTO! Você agora tem um jogo americano lindo para receber amigos! Veja as fotos abaixo.



Não deixe de ver o post sobre como fazer um guardanapo de tecido e um porta guardanapos!

Veja aqui outros posts do Costurando Criatividade sobre jogos americanos (ou jogos de mesa). Em fevereiro foram publicados mais tres posts sobre jogos americanos! Haja inspiracao! :)

Passeie pelo Costurando Criatividade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos trocar figurinhas? : )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...