16 de abril de 2011

Tahrir, o porta moedas de crochet

 
Porta moedas de crochet

Esse é o Tahrir, em homenagem aos vários dias que eu passei seguindo todas as manifestações na Praça Tahrir no Egito e fazendo crochet, criando esse porta-moedas.

Fazia tempo que eu estava achando que a minha linda carteira de embalagem de tetrapark de Berlim não aguentava carregar notas, documentos e moedas. Para continuar a usá-la, eu precisava ter as moedas em um lugar só delas – principalmente depois da experiência nos ônibus que voam sobre as avenidas de Brasília.




Até que um dia, meio dormindo, meio acordada, eu "sonhei" com um porta moedas que tive uma vez. Ele era de couro, quadrado, como se fosse uma caixinha com as laterais dobráveis. Como eu tinha passado a noite anterior fazendo crochet (porta guardanapos), meu sonho acabou ficando viesado: enrolei mais uns cinco minutinhos pra "sonhar" em como fazer um porta moedas de crochet em formato de caixinha!

Porta moedas de crochet

Depois de algumas (várias) noites assistindo as notícias dos países árabes e crochetando, cheguei a uma quantidade boa de crochet. E aí meu medo ficou evidente: não tem como fazer uma caixinha de laterais dobráveis em crochet. Os lados simplesmente não ficam firmes o suficiente pra segurarem as moedas no lugar certo!

A solução era fazer em formato de bolsinha. A ideia era simples: faço um retângulo, costuro os lados e ponho um velcro no meio, pra fechar (a essa hora, a Sarah já tinha tido a grande ideia do velcro pras pulseiras de liberty).



Mas quem disse que eu consegui fazer um retângulo retinho (= | |) ? Essa história de não fazer nem um ponto a mais nem um ponto a menos é algo que só a vovó consegue. Mas bem, eu tampouco fiz um triângulo (= /\). Digamos que tenha sido um trapezio. Quase um trapézio isosceles (= /~\). E não é que no final isso me ajudou? Eu dei um jeitinho: costurei as beiradas do trapézio e consegui o tao querido retângulo! E ainda por cima, consegui um reângulo com um ladinho, já que ele ficou duas vezes mais grosso em uma das bases! No final das contas, se eu tivesse errado um pouco mais, eu teria uma caixinha com lados firmes!


Os botões de pressão
 e o lado de cá mais gordinho.
Se dobrasse várias vezes, talvez teria um lado!

A ideia do viés de liberty nas pontas veio de uma necessidade: a primeira carreira estava muito feia! – alias, começar com uma carreira com pontos bonitos e fechados é outra coisa que só a vovó sabe fazer. Eu fiquei na dúvida entre esse viés lindo (Entrée des Fournisseurs, o primeiro que vier de Paris vai me trazer 10 metros dele!) e um viés bonina, liso. Mas acabei achando que o Liberty, apesar de francês, daria um ar de verão... era mais alegre. E afinal das contas, essa devia ser uma peça mais tropical. Ou pelo menos deveria estar na transissão de Paris pra Brasília.


Se o Tahrir nao conseguiu ser tropical pelo estilo, pelo menos ele teve uma produção tropical, com direito a vários pitacos da vendedora do armarinho da esquina. Quando fui à loja, eu já não queria mais o velcro. Tive medo de perder espaço interior e queria deixar o liberty do interior à mostra. E foi a Gisele que me sugeriu o botão de pressão. O mais engraçado era a sinceridade do espanto dela: "isso vai ser o que? Um porta moedas?!"


Dica: este o ponto de crochet ("simples") dá muito trabalho! Nao rende, pede muito tempo. O ponto alto seria mais fácil. Mas não acho que ficaria tão fechadinho.

Links:
A bolsa em crochet mais linda da Web

Veja aqui os outros artigos de uso pessoal do Costurando Criatividade:
- Uso Pessoal

7 comentários:

  1. Se eu fizesse uma enquete, esse porta moedas ganhava como a peça mais linda do site, né?

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo Quel !
    Imagino que vc nao esteja fazendo peça única!...
    Eu tenho um porta moedas que talvez te ajude em fazer outro fechamento: sao 2 hastes (uma de cada lado) com uma coisa rígida que pode ser plástico duro (destes de colarinho talvez..) e, ao fazer a pressáo dos lados ele abre...entendeu?
    É uma ideia....
    bjs querida!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Qdo vc vai começar a vender essas coisas?? Quero uma. Bjs, Biba

    ResponderExcluir
  4. Ei tia! Ei Biba!
    Esse foi peça única mesmo. Ando ensaiando uns outros pontos de crochet que dão menos trabalho, aí essa peça vira peça piloto e eu faço outros! Biba, pode deixar que o seu nome já está na lista! : )

    Tia, nao entendi essa forma de fechar o seu porta-moedas... mas é uma fechadura que se compra pronta ou eu poderia fazer?

    Beijos e obrigada pelo carinho! :)

    ResponderExcluir
  5. Quelzinha, dentro da dobra do acabamento estampadinho vc coloca, em cada lado, uma peça qualquer mais rígida (como aquela de plástico que se coloca na lapela de camisa de homem).
    Quando vc aperta as estremidades do lado a bolsinha se abre...
    Deu para entender?
    Se nao...qdo vier aqui eu te mostro...

    P.S. estou indo no meio de junho para a França, vao?

    ResponderExcluir
  6. hummm.. entendi! Bacana, tia! Mas as moedas nao caem?
    Eu estou indo pra Europa no final de julho! Voce vai pro niver da tia Gena? Eu nao vou poder ir.. Vou em julho pq ganhei a passagem pra ir a uma escola de verao em Berlim.. entao nao sou eu que escolho a data :(
    Mas se vc ficar muuuito tempo por lá, nos vemos ;)

    ResponderExcluir
  7. Ficou muito bom, adorei a idéia do viés, ficou lindo.Eu sempre faço em ponto baixo ou em meio ponto alto porque fica bem fechadinho.
    Tenha uma linda semana,

    bjs
    Carla

    ResponderExcluir

Vamos trocar figurinhas? : )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...