16 de junho de 2011

Como fazer uma saia de cintura alta?

  
O passo a passo para fazer uma saia a partir de uma blusa!



Uma vez eu vi na net um passo a passo genial  de como uma saia de cintura alta. Era um passo a passo com apenas 4 etapas, de tão simples! Eu cheguei a postar aqui, na minha listinha de afazeres, mas ele saiu do ar... Como o passo a passo já existia, eu não tirei fotos do processo desta saia, mas vou falar por alto como era:

  1 -     Pegue uma camiseta de algodão preta basica do namorado  ou do pai – o importante é que seja G ou GG.

  2 -      Corte a camiseta na horizontal, mais ou menos na altura das mangas.  A parte inferior, um cilindro com bainha já feita em baixo, será a sua matéria prima.
Corte uma blusa e faca uma saia!
    
     3 -      Dobre a parte onde não tem bainha e costure deixando um espaço de mais ou menos dois ou três dedos –de acordo com o elástico que voce vai usar. Deixe uma parte de uns três dedos de comprimento sem costurar .

     4 -      Passe um elástico (preso em um alfinete de fraldas) pelo espaço da bainha larga que você fez.  As duas extremidades do elástico vão se encontrar na parte do comprimento que ficou sem costurar. Costure as duas extremidades do elástico.



     PRONTO!

Genial, não? Eu nunca vi algo tão simples! E dependendo da estampa e da largura da saia, fica super legal ;)

E como era a primeira vez que eu ia tentar fazer uma saia, achei que esse era um bom modelo por onde começar. A única diferença da saia que eu fiz pra esse passo a passo é que eu peguei um tecido que tinha guardado esperando por uma ocasião especial e usei ele pra fazer o cilindro. 

8 comentários:

  1. amei o tecido!!!! Vamos logo abrir uma confecção. Fico de vendedora p/ vc :)) amei a saia
    beijo e boas costruras.
    Pati

    ResponderExcluir
  2. Olá. Gostei muito do seu blog. Gostaria de ver pelo menos a foto do primeiro passo, onde você corta as mangas e faz o cone, pra visualizar melhor.
    Obrigada pelas dicas de costura. Já vou seguir pra acompanhar tudinho.
    Bjoka e ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Ei Pati!!
    Linda mesmo essa estampa, né? Pois é, me deu a maior dó de cortar esse tecido, pq ele eu trouxe lá de Paris! Tomara que eu consiga achar mais dele lá no mês que vem! A minha mala vai ser só de tecidos! rsss..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula,

    Obrigada pelo comentário! Ele veio no momento certo, hoje mesmo eu estava pensando em fazer umas imagens pra tentar mostrar como é esse método, porque ele é muito fácil, tem que ser divulgado!

    Além disso, eu já vi tb que escrevi bobagem... não é um cone que tem que ser feito, e sim um cilindro! Desculpa pela confusão, eu vou editar o post.

    Então assim fica fácil de visualizar, né? Na verdade não tem costura nenhuma além do elástico. É só você usar como saia o cilindro que é uma blusa sem a parte das mangas. Dito de outra forma, você corta a camiseta na horizontal, abaixo das mangas, aproveitando a parte de baixo.

    E depois voce passa o elastico na parte superior do cilindro. Na parte inferior nem precisa mexer, pq a camiseta ja tem a bainha.

    Ficou claro? Eu vou tentar fazer uma imagem como eu fiz pra bata.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei a dica, mas qual tecido seria o ideal para fazer isso ? eu acho que em uma malha muito fina ficaria estranho não ?!

    Estou rocurando dicas na internet para começar a costurar sozinha em casa , com ajudinha da minha vó que é costureira tambem, mas a maioria dos sites e das revistas ensinam a fazer modelos muito "antigos" na minha concepção.

    ResponderExcluir
  6. Oi Laís, tudo bem?

    Que bom que você gostou da dica. Ela é mesmo muito boa, especialmente para aqueles que, como nós, não sabem costurar. Eu também só costuro pedindo ajuda pra minha vó. E e é pra ela que eu corro quando não sei fazer algo ou, muitas das vezes, quando já fiz algo que saiu errado! rs..

    Mas realmente, revistas de vó nem sempre são as melhores fontes de inspiração. Eu prefiro ver algo pela net e depois mostrar pra ela. Quando achar mais modelos fáceis eu te aviso. Eu to fazendo duas outras saias - na verdade eu estou apanhando delas há um tempo. Quando elas ficaram prontas eu vou postar aqui.

    Quanto ao tecido, eu acho que um forro ajuda quando o tecido é muito fino. E não tente costurar o forro no tecido. Foi por conta disso que eu agarrei em uma das saias. Faça um forro solto mesmo que é mais fácil. E como a minha vó disse: e se um dos tecidos encolher na hora que você lavar e o outro não, como vai ficar? ;)

    Abs,
    Raquel

    ResponderExcluir
  7. Lais,

    eu postei varios outros modelos de saias. Clique no link abaixo para ve-las:

    http://costurandocriatividade.blogspot.com/search/label/saia

    Abs,
    Raquel

    ResponderExcluir
  8. Flor tem como vc fazer isso?
    http://www.youtube.com/watch?v=8BIdX3cE7VA&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=bg_UkQnvOxk&feature=related

    ResponderExcluir

Vamos trocar figurinhas? : )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...