5 de outubro de 2011

Como não pintar com estencil

Mais um post sobre erros!

Vi um estencil em uma loja e resolvi comprar pra brincar de enfeitar umas coisinhas que tinha feito. Preguei o estencil no tecido, molhei um rolinho pequeno na tinta e... pá! Rolinho pra um lado, rolinho pro outro e no final, a surpresa: um horror!!

 A tinta esparrmou por baixo do estencil e ficou tudo borrado!

Na segunda tentativa, usei o pincel. Foi bem melhor! Mas ainda assim ficou borrado.

Até que semana passada eu vi uma dica em um livro super útil que ganhei: dilua a tinta até ficar com uma consistência que não seja tão líquida (para não borrar) nem tão rígida que você não cosiga pintar.

Outra dica: use uma tinta da cor do tecido para desfarçar o borrado ;)

A pintura tosca com rolinho

As duas tentativas. Fui muito mal na primeira
mas a melhora foi grande, ne? : )
Outra dica: esqueça do seu esmalte...
Veja aqui outros posts sobre pintura do Costurando Criatividade.

Veja o porta-retratos original, sem o estencil, aqui.

2 comentários:

  1. Oi Quel, eu aprendi a fazer stêncil num curso de serigrafia e achei tão legal que acabei fazendo vários e inclusive dando um workshop na escola de design sobre isso. Eu tenho duas dicas preciosas: a primeira é pra você usar cola em spray reposicionável pra fixar o stêncil no seu tecido e ele não escorregar. Isso evita muitos borrões. A segunda é: use uma esponja pra aplicar a tinta, e aplique várias camadas finas de tinta para um resultado mais homogêneo. Vale até retirar o excesso de tinta da esponja em um papel antes de aplicar no tecido. A aplicação se faz através de pequenas pressões, como se você estivesse limpando um machucado. Não pode esfregar, senão borra! E se você quiser virar mesmo profissional do estêncil, você pode colar ele numa tela de serigrafia e aplicar a tinta a través da tela, vai dar um resultado muito bem definido, como o de uma serigrafia, mas com uma camada de tinta mais espessa. Ah, e esquece essa história de comprar estêncis, faça o seu próprio! Cole o desenho de base numa radiografia velha (esfregue água sanitária pra que ela fique transparente) e corte com bisturi ou estilete. Divirta-se!!

    ResponderExcluir
  2. Esse comentário super útil da lu virou um post a parte!
    Veja aqui:a
    http://costurandocriatividade.blogspot.com/2011/10/como-pintar-com-estencil-sem-errar.html?m=1
    Merci lulu!

    ResponderExcluir

Vamos trocar figurinhas? : )

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...